Durante reunião do Comitê Diretivo do Prosur, nos dias 5 e 6 de julho, em Santiago, no Chile, a Plataforma Eletrônica de Exame Colaborativo (e-PEC) foi aprovada pelos Comitês técnico e diretivo do Prosur. O objetivo é utilizar o e-PEC em análises de patentes na América do Sul.
Idealizada pelo Brasil e hoje desenvolvida em parceria com a Argentina, com o e-PEC é possível que os examinadores troquem informações sobre os pedidos de patentes em várias nações. Assim, o sistema confere rapidez e qualidade ao exame técnico que é feito em todos os institutos nacionais. Porém, cada país tem a decisão final sobre a concessão ou não da patente.
No encontro, o Brasil fechou uma parceria com a Colômbia para cooperação bilaterial. O Prosur inclui Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.
Com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prosur também deverá criar um portal para os cidadãos da região com informações sobre os serviços em cada país e como obtê-los.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da CGCOM)