Ao adotar uma política que combina aumento de publicações acadêmicas na internet e investimento na tecnologia da rede de computadores que hospeda as páginas da instituição, a Universidade de Brasília (UnB) subiu 100 posições no ranking Webometrics em relação a julho de 2011. A pesquisa mede a visibilidade de universidades de todo mundo na internet.
Entre as universidades brasileiras, a UnB alcançou a sexta posição e ficou em quarto lugar entre as federais. O número de downloads de pesquisas e textos acadêmicos armazenados no Repositório Institucional da UnB (RIUnB) aumentou 36% entre 2010 e 2011. Já a quantidade de consultas online a esses mesmos documentos cresceu 19%. No total, foram mais de 2,2 milhões de downloads e consultas só no ano passado.
Um dos quesitos avaliados pelo Webometrics é a quantidade de documentos de livre acesso disponíveis na rede – pesquisas que podem ser encontradas diretamente pelos buscadores da internet, sem que seja necessário entrar no site da instituição. O número de documentos publicados no RIUnB somados ao Banco Digital de Monografias, que reúne os trabalhos de conclusão de curso de graduações e especializações, chega a 11,3 mil.
A classificação é organizada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), instituição de pesquisa espanhola, e é divulgado duas vezes ao ano: em julho e janeiro. No total, 12 mil universidades foram avaliadas no último levantamento.
(Com informações da UnB)