A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi aceita para integrar o seleto grupo da Worldwide Universities Network (WUN). A instituição foi a primeira da América Latina a entrar na rede internacional.
Para o reitor da Unicamp, Fernando Costa, a notícia representa o reconhecimento internacional da universidade. A assinatura do memorando de entendimento sobre a entrada da instituição na rede ocorrerá durante a reunião anual da WUN, a ser realizada em Londres, em maio. O acordo valerá inicialmente por três anos e poderá ser renovado.
As negociações entre a WUN e a Unicamp começaram em agosto de 2011, durante uma visita prospectiva do presidente da rede internacional, John Hearn, à América do Sul. “A Unicamp é uma conhecida universidade brasileira, muito bem classificada entre as três melhores da América Latina, com uma reputação como uma universidade internacional de pesquisa”, afirma Hearn.
Como membro da WUN, a Unicamp poderá participar dos chamados “Global Challenges”, programas que reúnem as dezenas de grupos de pesquisa interdisciplinar vinculados à rede.
(Com informações da Unicamp)