O Observatório de Inovação e Competitividade (OIC), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), lançou no dia 6, o EngenhariaData. Trata-se de um sistema de indicadores de engenharia, que objetiva fornecer dados sobre a formação e o mercado de trabalho nesta área no país e no mundo.
“Queremos ajudar a dar um pouco de racionalidade ao debate atual sobre escassez de engenheiros”, destacou Mario Salerno, coordenador do projeto. Espera-se também que a ferramenta subsidie as atividades de planejamento e gestão de políticas públicas destinadas ao aumento das atividades de inovação, com vistas a ampliar a competitividade do Brasil.
O sistema, disponível no endereço www.engenhariadata.com.br, tem cinco classes de indicadores: formação; mercado de trabalho; produção científica; pesquisa e desenvolvimento; empresas de serviços de engenharia. De acordo com a USP, ao longo do próximo ano, serão feitas ampliações e melhorias no sistema. O observatório fará uma licitação para a compra de banco de dados relacionais, para permitir a realização de cortes setoriais e regionais.
(Com informações da USP)